Destaques

Recomendado pelo Legal 500 Latin America (2017, 2018, 2019 e 2020).

Palestrante na 10ª Cúpula sobre Anticorrupção no Brasil (2020).

Palestrante na Semana de Integridade do Grupo Fleury (2018).

Coautor de “FCPA & Anti-Bribery Alert: Fall 2018”, Hughes Hubbard & Reed LLP.

Coautor de “How Far Do Your Arms Reach? A Brief Case Study on the Extraterritoriality of Anti-Bribery Laws”, International Review of Compliance and Business Ethics (March 2018).

Autor de materiais de estudo e pesquisa para Cursos de Compliance da Fundação Getúlio Vargas (FGV), como “Introdução a Compliance e FCPA”, “UK Bribery Act e Convenções Internacionais”, “Legislação brasileira anti-corrupção”, “Programa de Compliance”, “Procedimentos de Enforcement”, “Acordos de Leniência e Cooperação”, “Investigações Internas” e outros.

Negociação do primeiro acordo de leniência celebrado concomitantemente com CGU, MPF e DOJ com valor global acima de USD 300 milhões; indicado pelo Latin Lawyer como Deal of the Year de 2019 e pela Global Investigations Review (GIR) como Most Important Development in the Practice or Law of International Investigations.

Sobre

Bernardo Viana aconselha multinacionais e grupos nacionais no endereçamento de desafios locais e globais e representa companhias mencionadas nas maiores investigações do país, incluindo a Operação Lava Jato, e em negociações de acordos de leniência. Também assiste companhias em due diligences e investigações internas, além de atuar na preparação e localização de programas de compliance.

Professor na Fundação de Getúlio Vargas – FGV e na Legal, Ethics & Compliance – LEC. Entre diversos módulos, leciona sobre a legislação anticorrupção estrangeira e brasileira, incluindo FCPA, UKBA e Loi Sapin II, Sanções Internacionais, Processo Sancionador sob Bancos Multilaterais, Programas de Compliance, Due Diligences, Investigações Internas, Negociação de Acordos de Leniência, Gerenciamento de Crises, e outros temas relacionados.

Antes de ingressar no Almeida Advogados, foi advogado das operações brasileiras de grandes escritórios norte-americanos, tendo em um deles liderado o escritório de São Paulo.

Formação Acadêmica

Mestrado pela Universidade de Columbia (LL.M.)

Bacharel pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Idiomas

Português, Inglês e Espanhol.

Associações

  • Membro da Comissão de Estudos Permanentes de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

  • Inscrito nas Seccionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo da Ordem dos Advogados do Brasil.

  • Co-fundador do Instituto Rio Compliance.

Últimos artigos de Bernardo Viana

Notícias 27/04/2021

Inovação e ESG: o futuro dos negócios passa por aqui

Em entrevista publicada pela Revista Ace | Cortex, nosso sócio de Compliance & Governança Corporativa Bernardo Viana aborda a importância de ESG […]

Leia mais

Client Alerts 17/03/2021

Novas normas de prevenção à lavagem de dinheiro

Em 11 de março de 2021, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) publicou duas novas normas: (i) a […]

Leia mais

Client Alerts 24/02/2021

CVM detalha elementos necessários ao Relatório de Conformidade dos Administradores de Carteiras

Em 23 de fevereiro de 2021, foi publicado o Ofício-Circular nº 2/2021 da Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN) […]

Leia mais
CONHEÇA NOSSOS OUTROS EXPERTS OUTROS EXPERTS