Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim.
Nikola Tesla

Destaques

Sua atuação acadêmica também está firmada como co-autor de 4 livros: “WIPO IP Research Papers” pela World Intellectual Property Organization (WIPO) Academy, 2010, “Direito Digital Aplicado 2.0” (RT, 2016), “Direito Digital Aplicado 3.0 (RT, 2018) e “Direito Digital Aplicado 4.0” (RT, 2020).

Sobre

Márcio Chaves é sócio responsável pela área de Direito Digital do Almeida Advogados, com 20 anos de experiência jurídica, acadêmica e profissional, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, todas onde inclusive atuou pelo Almeida Advogados, e Turim/Itália e Genebra/Suíça, onde fez seu mestrado em Propriedade Intelectual.

Head da operação responsável por projetos de compliance digital incluindo regras de proteção de dados, em especial da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e a regra europeia na qual se inspirou, o General Data Protection Regulation – GDPR, nos quais já atuou em mais de 200 projetos, além de Marco Civil da Internet, Decreto do E-Commerce, Propriedade Intelectual com destaque para proteção de software e algoritmos de inteligência artificial, bem como normativos e regulamentos setoriais de cybersecurity, auxiliou centenas de empresas, de startups de tecnologia a multinacionais, a implementar a inovação digital em seus negócios.

É Coordenador do MBA em Privacidade e Proteção de Dados do CEDIN, Professor dos cursos de MBA em Segurança da Informação do Centro Universitário UNA (MG) e em Gestão da Inovação e Direito Digital da FIA Business School (SP) e de cursos de formação para Data Protection Officer (DPO), incluindo na FIA Business School (SP).

Formação Acadêmica

Mestre em Propriedade Intelectual pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual OMPI, Genebra/Suíça e Università Degli Studi di Torino, Turim/Itália.

Formado Direito com foco em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos, Belo Horizonte/Brasil.

Extensão em Direitos Autorais Avançados na Organização Mundial de Propriedade Intelectual WIPO Academy (Genebra/Suíça), em Direito da Mídia na Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, FGV-RIO (Rio de Janeiro, Brasil), e em Direito de Informática na Faculdade de Direito da PUC Minas (Belo Horizonte).

Accredited Trainer em Privacy and Data Protection pela EXIN (Holanda).

Idiomas

Português, inglês, espanhol e italiano.

Associações

  • Association for the Advancement of Artificial Intelligence (AAAI).

  • Capítulo Brasileiro da Internet Society - ISOC-Brasil.

  • Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG).

Últimos artigos de Márcio Chaves

Client Alerts 14/07/2021

Tomada de créditos de PIS/COFINS sobre despesas incorridas com implementação da LGPD

Obrigatória desde setembro de 2020, a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem sido adiada por […]

Leia mais

Eventos 06/07/2021

Webinar “As chaves para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados”

Nosso sócio e head de Direito Digital Marcio Chaves será um dos palestrantes convidados do evento online “As chaves para […]

Leia mais

Notícias 01/07/2021

Decisão do STJ avança sobre o Marco Civil da Internet

Nosso sócio e head da área de Direito Digital Marcio Chaves analisa a decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal […]

Leia mais
CONHEÇA NOSSOS OUTROS EXPERTS OUTROS EXPERTS