Em artigo publicado no portal Fator Brasil nesta semana, nosso sócio Leonardo B. Leite aborda a importância progressiva das temáticas relacionadas a sustentabilidade e ao ESG nas empresas; e a necessidade da criação de comitês de sustentabilidade.
De acordo com o especialista, cada empresa é única, vive o seu momento e a sua realidade, possui a sua forma de atuar, sua cultura, suas demandas e o seu orçamento, de maneira que tentar aplicar em uma, o que funciona para outras torna-se um erro. Sendo assim, não existem fórmulas padrão ou mágicas para se lidar com o tema, sendo preciso que cada empresa encontre e construa o seu caminho, respeitando a sua cultura, surgindo assim, os comitês de sustentabilidade.
Segundo Leonardo Leite, os comitês precisam ser permanentes e costumam ser formados por pessoas em posição de média gerência, que conheçam a empresa, e que tenham acesso aos planos e aos projetos do negócio, bem como que estejam atentas aos clamores dos colaboradores e do mercado, e ao que se espera como propósito. Os comitês precisam contar, também, com um membro convidado, externo e independente, com conhecimento, experiência e vivência prática no tema.
Esse tem sido o melhor e mais sustentável meio para o começo da construção da cultura da sustentabilidade em cada organização
A análise completa está disponível aqui.