Em artigo publicado pelo portal Fator Brasil, nosso sócio Leonardo Leite escreveu sobre a sustentabilidade das startups – um dos principais temas ligados ao mundo corporativo da inovação e do empreendedorismo na atualidade – e o possível fim da “lua de mel” dessas empresas, que não estavam tão focadas em se mostrar efetivamente viáveis.
Nesse mercado, assim como existem os períodos de euforia e de ganho de dinheiro fácil, existem também os tempos de desafios e de dinheiro curto (e muito mais seletivo), que é justamente o que muitas startups estão enfrentando agora.
O autor observa, ainda, que esse movimento pendular natural pode ser muito positivo para o mercado, ao mostrar aos criadores e gestores dessas empresas que, igualmente importante a ter uma ótima ideia, é terem uma boa e organizada estrutura, manter o planejamento estratégico e a expectativa de investimentos, de custos e de receita, efetivamente realistas.
Em paralelo, Leonardo analisa também o movimento recente de redução de apostas em empresas que são promissoras, mas que necessitam de muito investimento até que se tonem de fato um negócio viável e rentável, observando que temos indícios de que mais investidores estão se preocupando com a sustentabilidade plena para o negócio.
A chamada “lua de mel das startups” pode ter passado, mas elas tendem a continuar fortes no mercado, desde que limites, requisitos e premissas sejam respeitados.
Leonardo Leite conclui dizendo que se as lições forem bem aprendidas e os devidos ajustes implementados, os casamentos empresariais tenderão a ser mais sólidos e duradouros.
Leia a análise completa aqui.