Apesar de ter emocionado muita gente, o comercial da VW Kombi gerou controvérsia pelo uso de Inteligência Artificial para incluir imagens da cantora Elis Regina, já falecida.
Entrevistado pelo Olhar Digital, nosso sócio especialista em Propriedade Intelectual, Pedro Tinoco, destacou a importância de estarmos atentos ao caso, que será o formador de precedente de jurisprudência no Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
Este último, organização não-governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária, instaurou um processo para investigar a campanha depois de queixa de consumidores sobre ser ou não ético utilizar a IA para trazer a cantora “de volta à vida” e se isso poderia ser motivo de confusão para as pessoas. A legislação brasileira já traz instrumentos para usar imagens de pessoas falecidas com autorização de seus herdeiros, mas a Inteligência Artificial ainda não é regulamentada no Brasil. Como observou Pedro, este tema ainda será alvo de muito debate.