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Notícias 12/12/2022

As capacidades da marca de um time de futebol

No clima de Copa do Mundo, nosso sócio especialista em Propriedade Intelectual, Pedro Tinoco, foi entrevistado para comentar sobre alguns dos principais pontos referentes ao futebol e à exploração comercial de marcas relacionadas ao esporte.

A reportagem, publicada pela LexLatin, trouxe reflexões interessantes sobre o valor que uma marca tem e como este é um dos elementos-chave para o sucesso do esporte, de torneios e do crescimento de empresas ou organizações diretamente relacionadas a ele.

O futebol não é apenas um jogo; é um negócio bilionário e deve-se trabalhar para proteger todos os seus ativos, sobretudo os intangíveis. A rentabilidade do esporte não está apenas relacionada com a venda de ingressos para as partidas, mas também com a publicidade e os produtos. Ao longo do tempo, a receita relacionada ao licenciamento de marcas cresceu mais rapidamente do que qualquer outra receita gerada por um time de futebol – e aqui aparece uma questão importante e bastante frequente: a violação de marcas registradas, especificamente no que diz respeito à falsificação de produtos. Pedro observa que essa é sua principal preocupação como advogado, no que se refere à proteção dos ativos intelectuais dos clubes de futebol.

De temas que variam entre Protocolo de Madri, limites territoriais na proteção de ativos intelectuais, construção de marcas, marketing e questões emocionais, a reportagem está muito interessante e pode ser encontrada aqui. Boa leitura!

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