No clima de Copa do Mundo, nosso sócio especialista em Propriedade Intelectual, Pedro Tinoco, foi entrevistado para comentar sobre alguns dos principais pontos referentes ao futebol e à exploração comercial de marcas relacionadas ao esporte.
A reportagem, publicada pela LexLatin, trouxe reflexões interessantes sobre o valor que uma marca tem e como este é um dos elementos-chave para o sucesso do esporte, de torneios e do crescimento de empresas ou organizações diretamente relacionadas a ele.
O futebol não é apenas um jogo; é um negócio bilionário e deve-se trabalhar para proteger todos os seus ativos, sobretudo os intangíveis. A rentabilidade do esporte não está apenas relacionada com a venda de ingressos para as partidas, mas também com a publicidade e os produtos. Ao longo do tempo, a receita relacionada ao licenciamento de marcas cresceu mais rapidamente do que qualquer outra receita gerada por um time de futebol – e aqui aparece uma questão importante e bastante frequente: a violação de marcas registradas, especificamente no que diz respeito à falsificação de produtos. Pedro observa que essa é sua principal preocupação como advogado, no que se refere à proteção dos ativos intelectuais dos clubes de futebol.
De temas que variam entre Protocolo de Madri, limites territoriais na proteção de ativos intelectuais, construção de marcas, marketing e questões emocionais, a reportagem está muito interessante e pode ser encontrada aqui. Boa leitura!