Em artigo publicado no site Gazeta Digital, nosso sócio Leonardo B. Leite analisou as crises que podem colocar as empresas em xeque e desafiar a implementação da sustentabilidade e das práticas ESG, mas que também acabam reforçando a necessidade de evolução e de equilíbrio pleno.
De acordo com o autor, a década atual já vivenciou diversas crises globais, além das guerras, que, em seu conjunto, têm trazido enorme impacto para os países, as populações e as empresas. As crises de logística, com escassez de produtos e de insumos e alguns dos principais conflitos, por exemplo, tem levado grande parte do mundo a episódios graves de desabastecimento, bem como pressionado preços às alturas, assim como a inflação, que em muitos casos levam também ao aumento dos juros e a instabilidade cambial.
Diante desse cenário, Leonardo Leite ressalta que as crises e os seus efeitos têm funcionado também como reforço de que é preciso ser realista e cuidadoso, para que se construa a sustentabilidade plena e com consistência, evitando formulas prontas, ações padronizadas e gerais, por vezes sem a devida análise prévia.
A análise completa está disponível aqui.