O mês de agosto foi cheio de treinamentos por aqui! Nosso time trabalhou o tema da comunicação – consciente, assertiva, eficaz e não violenta – e foi excelente.
Por ser um tema aplicável tanto no ambiente profissional, quanto no pessoal, tivemos conversas super interessantes durante os treinamentos e muitas chavinhas foram viradas.
Aprendemos que a comunicação começa na escuta: quando paramos para realmente escutar o outro, de forma empática, permitimos que ele tenha a oportunidade de se expressar de forma honesta e assim, conseguimos compreender o que está sendo dito de forma completa.
Em paralelo à escuta, temos a nossa fala. Somos responsáveis por ela e pela maneira com que entramos em contato com as pessoas. Tão importante quanto o conteúdo que está sendo comunicado, é a forma que escolhemos passar essa mensagem.
Queremos, cada vez mais, aplicar o diálogo empático em nossa comunicação no Almeida Advogados!
Isso porque, pessoas e ambientes podem ser curativos quando são livres de julgamento. Quando um ambiente permite que sejamos imperfeitos, escutados e acolhidos, temos liberdade para nos expressar e compartilhar nossas ideias – ainda que imperfeitas.
Todo o sistema se beneficia com a nossa contribuição, uma vez que a oxigenação de ideias favorece demais a criação de novos projetos, desenvolvendo a consciência coletiva e co-criando ambientes menos hostis. O protagonismo responsável é inclusivo e diverso.
– –
Agora, depois dessa breve reflexão, deixamos uma sugestão de exercício de observação do diálogo empático para você, nosso leitor: estou disponível a verdadeiramente escutar o outro?