post

Artigos 23/03/2022

Conflitos são inerentes ao mundo corporativo, mas o contencioso não precisa ser

Em artigo publicado pelo Monitor do Mercado nosso sócio Leonardo B. Leite discorre sobre os conflitos nas organizações, registrando que são naturais e comuns, mas que a forma como se lida com eles deve ser mais sustentável. Leonardo lembra o poder dos conflitos para a construção de um cenário produtivo nas organizações, preservando parcerias e relacionamentos; ao contrário do contencioso mais tradicional, que muitas vezes destrói valor e relações.

Adicionalmente, de acordo com o autor, o movimento crescente pela inclusão de todas as pessoas nas empresas, sem limitação ou exclusão, e a globalização tendem a gerar realidades corporativas cada vez mais diferentes, o que demanda adaptações e ajustes. Com isso, espera-se que mostrem, também, que os conflitos são, não apenas comuns e esperados, como muitas vezes necessários e positivos, levando à evolução.

Leonardo Leite ainda menciona que de uma forma ou de outra temos que aprender a lidar com a diversidade e com os conflitos, e de maneira bem mais moderna e evoluída do que antes, com mais negociação, e também com as formas alternativas de solução de controvérsias. E isso inclui sermos mais criativos, inovadores e inteligentes, trabalhando para que os resultados obtidos com o equacionamento dos conflitos sejam cada vez melhores, menos doloridos e mais sustentáveis.

A análise completa pode ser encontrada aqui.

VER TODOS OS ARTIGOS E NOTÍCIAS VER TODAS