post

Notícias 13/09/2022

Entenda mais sobre a suspensão do piso salarial de enfermagem

Nosso sócio de Direito Trabalhista, Fernando Bosi participou, ao vivo, do programa Pare o Mundo que eu Quero Saber do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Na ocasião, o sócio analisou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso em suspender a lei que cria o piso nacional de enfermagem.

De acordo com Bosi, a judicialização desse processo se deve, entre outros fatores, a questões financeiras, pois não se sabe de onde sairão os recursos para estados e municípios, e também se haverá ou não alteração da tabela do SUS, o que impacta de maneira muito grande nas finanças das empresas envolvidas, pois segundo os estudos que foram realizados pela Confederação Nacional de Saúde, haverá o impacto da extinção de até 20.000 leitos.

Segundo o advogado, a alteração de piso foi tão alta, que para um estado como São Paulo, o aumento representaria 10% do seu orçamento destinado hoje a saúde, já para estados como Pará ou Paraíba, que são mais carentes em relação a leitos e possuem salários mais baixos, o ajuste do piso poderia representar um aumento imediato de 150% nesse orçamento.

Confira a entrevista completa aqui.

VER TODOS OS ARTIGOS E NOTÍCIAS VER TODAS