A advocacia é uma das atividades profissionais mais tradicionais do mundo e, assim como as demais profissões, precisa se atualizar e reinventar constantemente.
Em artigo publicado pela Análise Editorial, nosso sócio Leonardo Leite explora a evolução contínua da advocacia e sua crescente relevância no cenário empresarial em constante transformação. O universo contemporâneo é cada vez mais dinâmico e ágil e a todo tempo surgem novas áreas na advocacia e novas maneiras de prestar os serviços, gerando novos contextos, novas oportunidades e novos desafios.
Além de desempenhar o papel tradicional no Direito, os advogados foram assumindo novas funções estratégicas, colaborando em comitês, conselhos e grupos de trabalho multidisciplinares, estando cada vez mais envolvidos nas estratégias de negócios.
O artigo provoca uma reflexão sobre o futuro da advocacia, destacando a importância do advogado ser interdisciplinar e estar atualizado e apto a enfrentar as novas demandas do ambiente empresarial globalizado. Muitos acreditam que os advogados correm o risco de serem substituídos pela tecnologia, observa Leonardo, mas enganam-se esses ao desconsiderar a complexidade do mundo real e a essencialidade de profissionais bem preparados, que efetivamente conheçam os temas, as oportunidades, os riscos, as questões principais e os negócios – a competência e a experiência dos advogados (humanos) bem preparados e atualizados ainda são o grande diferencial.
Para leitura do artigo na íntegra, clique aqui.