post

Artigos 10/05/2022

Almeida Advogados: 20 anos de sucesso

No final de 2021, o Almeida Advogados completou os primeiros 20 anos de sua exitosa jornada, em meio a maior pandemia em mais de um século, que nos obrigou a reinventar a prestação de serviços advocatícios e postergou a comemoração da data como gostaríamos, com um fraternal abraço em todos(as) que fizeram parte de nossa história.

Neste momento, em que tentativamente voltamos à normalidade, cabe uma reflexão sobre esta jornada, que continua a motivar nosso crescimento pessoal e profissional.

Existe uma expressão utilizada nos países de língua inglesa com o seguinte teor: may you live in interesting times (i.e. “que você viva em tempos interessantes”), normalmente usada com certa ironia ou irreverência, tendo mesmo Robert F. Kennedy, em um famoso discurso, se referido a ela como uma imprecação (the Chinese curse).

Embora estudiosos digam que a frase não exista originalmente em chinês, o fato é que ela traduz a ideia de um axioma muito popular desde a dinastia Ming,[1] de que somos mais felizes em tempos de calma e tranquilidade: “é melhor ser um cachorro em tempos de paz, do que um homem em tempos de caos”.

Curiosamente, muitos parecem aceitar tal premissa, tendo mesmo Hegel afirmado que as épocas de grandes acontecimentos são aquelas menos adequadas para o florecimento da felicidade, mais facilmente encontrada nas páginas em branco da história.[2]

Entretanto, uma vez que a época na qual vivemos é uma variável fora de nosso controle, e cientes de que a mudança é a única constante da vida, nos resta apenas aceitar a sabedoria do antigo brocardo romano: tempora mutantur, nos et mutamur in illis (“o tempo muda, e nós mudamos com ele”).

É com base no desejo de vencer desafios e criar uma cultura de excelência que devemos justificar o nosso ambicioso objetivo de fornecer aos clientes os melhores serviços de advocacia corporativa.

Testemunhando a força de uma ideia, muito pouco da história que vivemos poderia ser previsto quando começamos, num mundo bastante diferente, o qual incluíu desafios até então impenssaveis, como os ataques de 11 de setembro até o crescimento das economias asiáticas, que reescreveram o mapa geopolítico do planeta. A crise financeira de 2008, o aprofundamento da globalização econômica e financeira, temperada por desafios climáticos, a polarização política no Brasil foram apenas alguns dos fatos e tendências que afetaram profundamente nossa vida cotidiana e profissional nas últimas duas décadas, rompendo com muitos dos paradigmas que davam sustentabilidade à visão de mundo que tínhamos anteriormente.

Sim, vivemos em tempos muito interessantes e somos obrigados a nos adaptar a essa nova realidade – que Zigmund Bauman chama de “modernidade líquida” – com a velocidade necessária; o que requer uma constante reinvenção.

Mas as crises, para aqueles que acreditam no seu trabalho e são focados no futuro, trazem consigo grandes oportunidades de desenvolvimento, pois como ensina a sabedoria popular, “o mar calmo nunca fez bom marinheiro”.

Assim, o Almeida Advogados, foi vencendo os desafios, à medida que se apresentavam, agregando continuamente profissionais que compartilhavam entre si sólidos princípios éticos e competência técnica.

Atualmente, sempre atuando com uma gestão plural, moderna e transparente, o sonho da construção de um escritório full service se consolidou, por meio da atuação motivada de mais de 200 profissionais, atuando diretamente na área jurídica em nossos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte e Recife.

Os desafios da globalização trouxeram consigo a necessidade de maior internacionalização dos escritórios de advocacia e da criação de vinculos com estruturas globais, o que foi superado com a associação à Globalaw, rede que reúne renomados escritórios de advocacia independentes em mais de 80 países, do qual somos o único representante no Brasil, ampliando as oportunidades de trocas de informações, idéias e projetos, essenciais para atender as demandas cada vez mais complexas de nossos clientes nacionais e internacionais.

Portanto, cientes de que ninguém faz nada sozinho, entendemos ser este o momento oportuno para que possamos reconhecer e agradecer a todos(as) aqueles(as) que nos acompanharam e nos ajudaram a construir esta história de sucesso, dentre os quais nossos sócios(as), advogados(as) e colaboradores(as) que ajudaram a crirar uma cultura dinâmica, jovem e focada na inflexível busca pela contínua exelência profissional, bem como nossos clientes, cuja confiança e amizade continuam a nos honrar, bem como nossos familiares e amigos, que nos ensinam lições e nos acompanham em nossa existência, no incansável trabalho de construção de um futuro melhor a todos.

Um balanço realista revela que, dentre erros e acertos, dificuldades e sucessos, o Almeida Advogados inicia uma terceira década com um resultado altamente positivo, que nos permite seguir confiantes em nossa capacidade institucional de continuar nosso crescimento sustentável a longo prazo, aproveitando as oportunidades que surgirem.

Que venham os próximos 20 anos! Que venham mais 40! E que sejam eles ainda mais interessantes!

Autor: André de Almeida


[1] A frase foi utilizada primeiramente pelo poeta Feng Menglong (1574–1646).

[2]  Hegel, Georg Wilhem Friedrich. Lectures on the Philosophy of World History. Cambridge University Presss, 2002, p. 79.

VER TODOS OS ARTIGOS E NOTÍCIAS VER TODAS