post

Artigos 04/04/2025

As chances do Brasil no mundo pós-Trump

Dizem que o bater de asas de uma borboleta pode desencadear um furacão do outro lado do mundo. Na geopolítica e na economia global, pequenas mudanças também podem causar grandes impactos.

Em artigo de sua autoria publicado pelo jornal O Globo, nosso CEO e Founding Partner, André de Almeida, escreve sobre a singular e estratégica posição do Brasil de possuir superávit comercial com a China e um déficit comercial em sua relação com os Estados Unidos – que pode ser potencializada em um cenário de mudança política global. De acordo com André, diante das muitas incertezas que surgem quanto às dinâmicas do comércio internacional com a liderança de Trump nos EUA, a assimetria comercial do Brasil pode ser usada a favor do país em um cenário onde os EUA buscam reduzir sua exposição ao mercado chinês, o que poderia fazer o mercado brasileiro emergir como uma alternativa para suprir demandas do mercado americano.

As decisões estratégicas do Brasil hoje podem moldar seu futuro no cenário global e o país precisa estar preparado para aproveitar as oportunidades que possam surgir neste novo cenário geopolítico.

O artigo na íntegra pode ser encontrado aqui.

VER TODOS OS ARTIGOS E NOTÍCIAS VER TODAS