post

Notícias 02/12/2022

Mais eficiência na tomada de decisão

Tradicionalmente resistente à mudança, o mundo jurídico está se rendendo à tecnologia. Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que sempre trabalharam com muitos papéis, têm passado por uma transformação digital, trocando imensos arquivos e escritórios físicos por estruturas de trabalho mais leves, com maior agilidade das rotinas e dos processos e profissionais mais voltados à questão técnica e intelectual do trabalho.

Este processo andou lado a lado com a digitalização do Judiciário e o surgimento das startups com suas soluções exclusivas para o setor jurídico, que foram, também, aumentando a necessidade de se adotar práticas de Compliance, segurança da informação e automação de processos.

Nos últimos 3 anos, as soluções tecnológicas para as mais diversas dores dos escritórios e departamentos jurídicos têm sido mais absorvidas pelas equipes jurídicas. Os tribunais brasileiros também investiram na digitalização de processos, atos processuais, audiências, dentre outros; uma mudança muito significativa.

Entrevistado pelo Valor Econômico, nosso sócio especialista em Direito Digital, Márcio Chaves, esclarece que hoje os advogados utilizam sistemas de gestão que trazem os recursos de segurança e controle da informação no dia a dia das atividades jurídicas. Tivemos diversas mudanças, dentre elas a criação da assinatura eletrônica, a computação em nuvem com grande capacidade de armazenamento e o fácil compartilhamento de informação.

Márcio destaca ainda, o uso de inteligência artificial trazendo uma melhoria em todas essas inovações (muito além da simples automação) para permitir o aprendizado desses sistemas. As atividades mais corriqueiras, como reuniões, também passaram a ser no formato virtual, o que traz uma grande economia de custo.

A reportagem completa está na edição impressa do suplemento especial “Valor Especial – Inovação”.

VER TODOS OS ARTIGOS E NOTÍCIAS VER TODAS